Pequenos abusos - Compras

quinta-feira, setembro 26, 2013

Eu gosto muito de fazer compras, mas não gosto de gastar dinheiro à toa. Antes de comprar alguma coisa, eu pesquiso muito até achar o melhor preço, sou bem mão de vaca mesmo e não acho certo eu gastar meu suado dinheirinho com qualquer besteira. 


Um dos lugares bons pra recorrer, é o Ebay. Infelizmente ando comprando nele bem menos do que eu gostaria (e não aconselho totalmente a comprarem por esses tempos de final de ano, a alfândega tá com sangue nos olhos e tudo pode ser taxado), mas ele ainda me parece ser a solução mais eficaz.
Eu sou muito adepta de comprar pela internet, e pesquiso sempre alguma loja bonitinha e com preços baixos. Mas o que me incomoda muito é o abuso. Já falei meio por cima disso num outro post, mas agora quis desabafar.

Antes de mais nada: eu já tive duas lojas online, uma de camiseta e outra de roupas pra bebês, eu já tive que lidar com clientes e também tive que fazer todas as contas necessárias pra vender meus produtos a preços justos. Uma camiseta custava pra mim exatamente R$12,00, e eu vendia a R$20,00 (algumas exceções por serem estampas extremamente trabalhosas). Eu tinha um lucro de R$8,00 (na verdade era de menos, porque eu dava parte do frete de presente, então era um lucro de R$5,50). Eu não me sentia explorando ninguém, mas ainda sim tinha gente que reclamava do preço. Fazer o que? Eu não diminuía, meu trabalho era grande, então, eu era firme.

Vejo muitas lojinhas lindinhas, com as donas sendo simpáticas com as clientes, que abusam delas e ninguém percebe. Por mais popular que seja o Ebay, ainda tem muita gente que não conhece, ainda tem muita gente que não tem tempo e nem paciência de procurar as coisas. É esse o público-alvo de quem abusa. Vou citar dois exemplos, sem citar nome das lojas que já vi porque não acho que cabe.

Essa carteira, no Ebay, custa cerca de R$12,00, se convertemos em reais. Isso já com o frete. Muito barato por uma carteira bonitinha e funcional, né? Eu acho. Mas sabe o que eu acho um abuso? Loja vender a mesma carteira (algumas usam a mesma foto do vendedor do Ebay) por R$50,00 (mais o frete, que costuma ser uns R$15,00). Sério. Com esse valor, dá pra comprar mais de três carteiras no Ebay. Olha, eu entendo de verdade que as pessoas precisam ter seus lucros, e eu acho isso mais do que justo. Mas lucro é uma coisa, abuso é outra completamente diferente, e é errado. E eu, sinceramente, acho que esse lucro aí tá bem estranho.


Esse caso aconteceu comigo hoje. Tava de olho numa blusa rendada (e maravilhosa), e vi que numa loja aqui de Guarulhos tinha. Parei hoje pra perguntar o preço, lembrando que no Ebay custa cerca de R$22,00 com o frete incluso. A vendedora, muito simpática, me falou que a blusa custava R$179,90. Mas que eles dividiam em 3 vezes sem juros no cartão. Ah tá. Gente. Cento e oitenta reais numa blusa que custa vinte e dois. SÉRIO. Era loja física, tinham roupas que já vi pelo Ebay e nem perguntei quanto custava, porque já imaginava o golpe.


Eu acho ótimo ter um negócio próprio, uma loja na internet pra administrar, mas não acho legal praticamente extorquir quem confia e compra de você.

Antes de sair comprando, é sempre bom dar uma procurada em outros sites (Ebay, Aliexpress, BornPretty e etc).

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

2 comentários

  1. Concordo com vc. Fico completamente indignada quando vejo esse tipo de abuso. As pessoas aqui no Brasil tem que parar com essa mania de compras algo barato lá fora e vender 3 ou 4 vezes mais caro. Mas uma coisa é fato: se cobram esse preço, é pq tem gente que compra. No dia que as pessoas se tocarem do absurdo que elas pagam, esses preços vão abaixar.
    Poderia dar um passadinha no meu blog?
    http://umparagrafoamais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que faz essas pessoas comprarem é a comodidade. Não é todo mundo que tem paciência de procurar o produto no eBay, AliExpress, ver se o vendedor é confiável e nem muito menos de esperar o produto chegar. Daí acaba pagando o triplo pela lojinha da fia aqui. Eu não caio nessa, e me incomoda demais ver como essas pessoas conseguem explorar.

      Maaas, eu não acho que isso muda tão cedo, infelizmente. Pelo menos nós não somos vítimas :)

      Beijo!

      Excluir

Comentários sujeitos à aprovação.