Beleza cruelty-free

segunda-feira, junho 20, 2016


Eu perco um pouco do meu equilíbrio diante de animais. Com exceção de borboleta, que eu tenho pavor, não existe um bichinho que eu não queira pra mim. Eu amo muito, amo mesmo. Me sinto um pouco culpada por simplesmente não conseguir ser vegetariana e nem vegana: eu tenho uma alimentação bem limitada e se largar a carne vermelha, eu não tenho opção. Não como legumes, verduras, passo mal com comida integral...pode parecer loucura, eu sei, mas não é. Ninguém tá no meu corpo, na minha mente, pra saber como é.

O mínimo que posso fazer é evitar outras coisas que uso que venham de origem animal. Vamos falar sério aqui: eu provavelmente consumo mais maquiagem do que comida, então é por aí que comecei.

Fui ver a lista do PETA de marcas que testam em animais e fiquei bem tensa de ver que tenho algumas delas morando na minha penteadeira. MAC, Benefit, Maybelline, NARS, Mary Kay...todas essas testam. Ouvi dizer que a L'oreal, que comanda a Maybelline, está desenvolvendo um tipo de material idêntico à pele humana, o que logo irá substituir os testes feitos em animais. 

Eu tenho um grande sonho na vida que é desenvolver minha própria linha de cosméticos, e antes de qualquer outro pensamento, priorizo que seja cruelty-free. Que o custo seja mais caro, que demore mais, mas de maneira alguma que o sofrimento de animais seja parte desse processo. Eu acredito que a maquiagem é algo muito mágico. Não acho fútil, acho que realmente pode mudar uma vida, pode ajudar você a se sentir bem consigo mesmo, te permite criar e se inspirar; e inspirar. E não tem como continuar com toda essa magia quando tem dor no caminho. A partir disso eu resolvi que não vou comprar mais cosméticos de empresas que testam em animais, até que as mesmas deixem esse método cruel e ultrapassado e passem a testar em novas tecnologias.

Pra minha pequena felicidade, a lista de marcas que não testam em animais e que moram na minha penteadeira supera a lista das que testam. E por isso vou fazer a listinha abaixo:

e.l.f. - essa é pra quem acha que marca boa e cruelty-free tem que ser cara. a e.l.f. é uma marca americana que vende em farmácias e mercados nos EUA. Nessa minha viagem recente, eu fiz a festa e comprei vários produtos da marca - e não me arrependi de nenhum. Queria muito que trouxessem a e.l.f. por Brasil e tentassem manter a média de preços (a maioria dos produtos deles custa só 3 dólares!). 


Max Love - usei muuuuito essa marca na minha infância, quando ainda tentava dar os primeiros passos na maquiagem. Hoje em dia o catálogo de produtos é incrível. O batom líquido deles é um dos melhores do mercado nacional, e o delineador líquido é daqueles beeem pretinhos e que não saem nem com suor e nem com lágrima. E os preços são muito atrativos!


Koloss - fiz um curso com eles e descobri mais sobre a marca. Foi uma admiração instantânea! Além de fazerem maquiagem pensando exclusivamente na pele e nos tons de pele da mulher brasileira, não acreditam no sofrimento dos animais em prol da beleza.


Yes Cosmetics - a máscara de cílios Volumax HD é uma das melhores máscaras desse mundo. Os batons tem cores lindas e tem uma sombra deles que uso quase todo dia. Outra marca baratinha e com uma qualidade maravilhosa.


Vult - todo mundo que curte maquiagem conhece a Vult, que vem crescendo no mercado nacional merecidamente. O batom líquido Cor 02 é um dos batons que mais uso, e o pó compacto da marca pra mim tem uma qualidade melhor que os da MAC. Eu poderia fazer um post todo dedicado aos produtos da Vult que uso e não troco por nada.


Tblogs/Tracta - Os produtos mais famosos da Tblogs provavelmente são os da linha Pausa Para Feminices, da sereia diva do esfumado Bruna Tavares. Acho muito incrível a marca dar voz à blogueiras e fazer linhas de produtos e batons com elas, e pelo que a Bru sempre comenta, dão total liberdade para a criação de cada uma. O batom Hermione é a melhor cor já inventada na história!


Grupo O Boticário [quem disse, berenice?, o boticário, the beauty box e eudora] - os melhores pinceis que uso na vida são de fabricação de alguma marca desse grupo. E as sombras da QDB? são uma das melhores que já usei. Acho que nem tem o que falar do Boticário, né? Todo mundo tem pelo menos um produto deles, nem que seja só um sabonete.


Urban Decay - melhor marca desse mundo só por ter toda uma coleção com a minha deusa Gwen Stefani. Mas sério, foi a marca que me fez ficar mais rigorosa em relação à testes em animais. E né, quem já usou sombra da UD sabe o que é qualidade, pigmentação e durabilidade.


Kat von D Beauty - há alguns anos a Kat se tornou vegana, e luta por várias cuasas animais. por isso, não surpreende que sua marca seja vegan. Dona das embalagens mais lindas (o que é a embalagem dos Studded Kiss com spikes???) e dos nomes mais cool, a KvD Beauty é uma das minhas marcas favoritas.



Natura - a filosofia da marca não nega, né? Melhor lápis de olhos que já tive, difícil achar um produto da Natura que não seja de alta qualidade. 


Tentei achar se a Sephora testa ou não, mas não encontrei. Caso você saiba, me conta?

É isso. Não quero criar polêmica, não julgo quem ainda compra os produtos. Eu vou evitar de comprar (por exemplo: preciso de uma base pro dia-a-dia, ia comprar a Fit Me da Maybelline, mas por conta disso, vou comprar a da Vult) e vou sempre fazer o possível pra me tornar uma pessoinha melhor. Um passo de cada vez.

UPDATE: A Dailus não realiza teste em animais! Tirei o nome dela ali das que testam ;)

Besocas!

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.