Dormindo melhor com a ajuda de ASMR | Terapia do sono

quarta-feira, junho 29, 2016


Se você anda muito ansioso, com dificuldades de pegar no sono e sente que precisa dar uma acalmada porque a vida não é assim não, continue lendo esse post! Te garanto que vai valer bem a pena :)

Antes de falar de ASMR e explicar direitinho o que é isso, vou contar uma histórinha verídica pra você. Há algum tempo, comecei a trabalhar num lugar que eu sempre quis. Fiquei muito feliz com a oportunidade e me senti honrada em estar lá, sempre fazendo questão de mostrar um trabalho muito bem feito. Eu amava demais a minha profissão, e programar em HTML me deixava muito feliz (juro). Mas algumas coisas começaram a desandar, e pra resumir, o trabalho que eu antes gostava demais virou um tormento. Eu não queria dormir porque, quando acordasse, tinha que voltar pra lá, enfrentar mais um dia infernal como sempre. Eu tinha crises de ansiedade, não dormia direito e isso afetou minha saúde. Saí de lá há dois meses, mas os problemas de ansiedade e falta de sono continuaram. 
Tava no canal da Mari Santarem quando vi o outro canal dela, dedicado a comunidade ASMR. Fiquei curiosa porque não fazia ideia do que era ASMR e fui lá ver. Assistindo o primeiro vídeo, fui atrás de mais informações, e desde aquela noite assistindo vídeos de ASMR, não tive uma noite mal dormida.

O que é ASMR?

Segundo o site da BBC:
As iniciais em inglês significam Resposta Meridional Sensorial Autônoma. Soa como um termo científico, embora não haja nenhuma ciência por trás disso e não esteja claro quem inventou a denominação. Parece com os arrepios ou o frio na barriga que algumas pessoas sentem ao ouvir certos tipos de música, mas as causas e a sensação são diferentes.

Como é comigo: eu sempre adorei ir ao dentista, porque, principalmente, as consultas sempre me relaxavam e eu não entendia direito porque. Eram os barulhinhos dos instrumentos quando eram colocados na bandeja, o som das luvas descartáveis, a fala mais suave da dentista...isso pra mim era o gatilho pra causar o formigamento no cérebro que me dava tranquilidade.

Gatilhos é como são chamados os sons que provocam a sensação de paz no cérebro. Alguns dos mais comuns são o tapping (som de unhas ou dedos batendo em algum objeto), mouth sounds (som da boca), whispers (sussuros), e a voz sempre bem suave. Também tem os sons de água, mas esses me dão nervoso hahaha.

Um vídeo bem explicado sobre o que é ASMR:


É bem comum em canais especializados em ASMR os vídeos de roleplay: fazer com que o espectador se sinta em uma limpeza facial, na psicóloga, no dentista... e esses, pra mim, são os que mais funcionam.


O que mais me tranquiliza é a voz suave, essa calma na hora de falar...queria muito ter esse dom! Hahahaha. Sabe, pra fazer esse tipo de vídeo e ajudar as pessoas também, mas realmente não sirvo pra isso! Ainda bem que tem tanta gente aí que manda muito bem na arte de relaxar.

Atualmente eu sou visitante assídua de três canais, os três de mulheres brasileiras:

Sweet Carol
Monique Antoneto
SoftSpokenFox

Façam o teste e assistam a um vídeo de ASMR antes de dormir. Vem me contar se deu certo! :)

Besocas!

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.