Visto Americano - Como tirar e todo o processo

quinta-feira, março 13, 2014


Expliquei ontem que tirei meu visto pros Estados Unidos, e fiz por conta própria. Não é complicado, mas é uma coisa que exige atenção. Enquanto estava no processo de agendar entrevista e etc, toda ajuda era muito bem-vinda, e apesar de ter milhões de passo-a-passo por aí, eu quis postar aqui, no meu bloodymarii querido e bonitinho, porque ajuda nunca é demais ;)

Primeiro passo: Solicitar o Visto

Pra fazer a solicitação do visto, você precisa acessar o Consular Electronic Application Center.
Clicando no link "DS-160, Online Nonimmigrant Visa Application", você vai começar. A primeira coisa a se fazer, é selecionar de onde você está solicitando o visto. No meu caso, foi Brazil, São Paulo.
Selecionou o lugar? Agora clica em "Start An Application".
Você precisa definir uma pergunta de segurança, e é sempre bom lembrar dela depois. Feito isso, clique em Continue.
E você vai começar a responder ao formulário. São várias páginas com várias perguntas, e eu sugiro que você salve cada página, por precaução.
O visto que eu solicitei, foi o B1/B2, que se aplica à turismo ou negócios. Mas têm outras opções, então veja bem antes de solicitar.
Em todas as perguntas, responda honestamente. E leia tudo, óbvio.
Não lembro direito, mas demorei mais ou menos uns 20 minutos ou 30 pra responder tudo.
No final, vai aparecer uma página de confirmação de solicitação. Imprima essa página, e guarde. Você vai precisar dela.

Segundo passo: Agendar a Entrevista

Depois de solicitar o visto, você vai agendar a sua entrevista. Acesse o CSC Visa Information Service.
Crie uma conta, ali no topo do site.
Ao criar a conta, você vai ou gerar o boleto pra pagar a taxa do visto, ou optar por pagar pelo cartão de crédito. Eu paguei por boleto, no Citibank, e custou R$400,00.
Você precisa pagar o visto para prosseguir com o agendamento.
Quando você opta por pagar com o boleto, tem que esperar até 2 dias úteis pro pagamento constar no sistema.
No boleto, tem o "Nosso Número", que você vai precisar informar no site pra prosseguir.
Digitou? Agora segue passo-a-passo pra agendar de vez.

O processo atual dura dois dias. Ou seja, em um dia, eles pedem os documentos, tiram a sua foto e coletam as impressões digitais. No outro dia, num local diferente, é a entrevista de fato.
Na semana do carnaval, consegui agendar a entrega dos documentos e a entrevista pra essa semana. Foi bem rápido, talvez por não ser uma temporada com muitas solicitações.

Na segunda-feira, fui ao CASV, que você escolhe em qual quer ir. No meu caso, escolhi o da Vila Mariana.
Para chegar ao CASV, desci na estação Praça da Árvore, e recomendo pegar um táxi. São R$10,00 que te poupam de uma caminhada bem chata. Como meu pai foi comigo e ficou me esperando, deixei minha bolsa com ele, e só entrei com os documentos (Passaporte, Confirmação da Solicitação e Confirmação do Agendamento). Celulares, só desligados. Têm guarda-volumes ao redor, de R$5,00 até R$10,00.
Meu horário era das 15h15min, e é recomendável chegar meia hora antes. Logo que cheguei, meu horário já havia sido chamado pra formar uma fila, e fiquei nela aguardando. Da fila, até entrar, entregar documento, tirar foto e coletarem minhas impressões digitais, durou cerca de 40 minutos. Não sei se é sempre assim, mas foi tranquilo.

Minha entrevista no consulado foi na terça-feira, às 12h30min. Recomendável chegar com 30 minutos de antecedência.
Para chegar ao consulado, que fica no Morumbi, desci na estação Morumbi da CPTM. Eu e minha mãe (dessa vez, levei ela), fomos caminhando até o consulado, cerca de 10 minutos. Não se pode entrar no consulado com fones de ouvido, guarda-chuva, celular, pendrive, moedas...Eu deixei a bolsa com a minha mãe, e nem de cinto fui, porque acabam pedindo pra tirar. Também tem guarda-volumes, mesma faixa de preço do CASV.
Eu fiquei muito ansiosa e nervosa pra entrevista. Peguei tudo quanto era tipo de documento, enfiei numa pasta transparente, e fui. O que é recomendável levar é uma comprovação de que você tem vínculos no Brasil (carteira de trabalho, extrato do banco...), e qualquer documento que você acha que pode ajudar. Eu levei até meu diploma da faculdade, mas acabaram não me pedindo nada. Nada.

O que você precisa levar mesmo é seu passaporte, e as confirmações que você levou ao CASV. O engraçado é que não olharam minhas confirmações, só o passaporte mesmo.

Na entrevista, me fizeram essas perguntas:

Pra onde você vai?
Você faz o que?
Fez faculdade?
É o primeiro visto?

E o visto foi concedido. Eu não menti em nada, e consegui ficar tranquila pra responder.

Infelizmente, não existe fórmula. A dica que rola dar é ficar tranquilo e ser honesto, mas não tem como prever. Uma menina com curso pago por lá teve o visto negado, então, não tem como falar com certeza de nada.

Caso seu visto seja negado, depois de uma semana, você pode tentar de novo. Solicitando novamente, pagando outra taxa de visto, indo ao CASV e ao Consulado de novo.

Muitas pessoas me disseram pra não levar nada que provasse que fiz algum investimento pra viagem (compra de passagens, reservas de hotel), mas cada um cada um.

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.