Preenchendo texto com pattern

terça-feira, novembro 26, 2013

Acho que deu pra perceber minha nova obsessão por glitter e textos desenhadinhos por aqui, né? Tudo começou quando eu vi o rodapé daqui, e achei esse efeito lindo.


Usei no post das fontes mais recentes que eu baixei, e resolvi fazer esse tutorial. É muito simples e muito fácil de fazer, então anota os materiais e vem com a tia.

Você vai precisar de:
Adobe Photoshop (qualquer versão, eu usei a CC)
Uma fonte legal
Uma imagem bonita

Primeiro passo é pegar a imagem que nós vamos transformar em pattern. E ah, pattern (no Photoshop em português, Padrão) é uma imagem...padrão! Existem várias formas de usarmos os patterns no Photoshop, mas hoje vamos usá-los em textos.

Se você já tiver a imagem salva no computador, é só abri-la no Photoshop. Se não, procura, salve (ou copie a imagem e cole num documento novo). Eu vou usar essa de galáxia.


Assim que abrir a imagem, veja o tamanho dela. Eu, particularmente, prefiro manter o padrão de 1000px de largura, pra aproveitar melhor os detalhes da imagem. Também vale cortar a imagem até um ponto que você queira manter o destaque. Só lembre-se de deixar grande, afinal os textos serão escritos em vários tamanhos.
Ajustou como você queria? Então vai em Editar > Definir Padrão.


Vai aparecer essa janelinha pra você dar nome ao seu pattern. Mas é opcional.


Feito isso, você vai abrir um novo documento e escrever o texto que você quer aplicar o efeito. Pode ser em qualquer cor, qualquer tamanho, qualquer fonte.

Na janelinha de Camadas (Layers), mantenha-a selecionada. Clicando duas vezes em cima dela, ou indo até o fx ali embaixo, selecione "Sobreposição de Padrão".


Vai abrir essa janelinha, onde vão ter todas as opções de patterns disponíveis pra você usar. Procure o que você criou, selecione e dê OK.


Seu texto vai ficar com o efeito. Conforme você for aumentando o tamanho dele, o pattern vai se mexendo.

Eu ainda uso um truque pra dar mais destaque e deixar o texto mais bonito. Duplique a camada do texto, e na camada original do texto, no fx, vá em Sobreposição de Cor. Veja na imagem do pattern do seu texto qual cor predomina, e escolha um tom mais escuro dela. Dê OK, e com a Ferramenta Mover (V) e usando as setas do teclado, arraste três vezes pra baixo e duas ou três pra esquerda. O meu ficou assim:


Como eu já tinha falado, esse tutorial é incrivelmente simples, e fica um efeito lindo :)

Alguns sites bons pra procurar por imagens pra servir de pattern são o WeHeartIt, DeviantART e Tumblr. Experimente também procurar por pacotes de patterns pela internet. Após fazer o download desses pacotes, é só clicar no arquivo, que ele automaticamente instala os patterns.

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

2 comentários

  1. Nossa amei essa dica, vou tentar fazer, ficou otimo!!! Passa no meu blog pra conhecer tb, se gostar e seguir, sigo de volta!!!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir

Comentários sujeitos à aprovação.