Meu Casamento - Mini Wedding Rústico Italiano

segunda-feira, abril 08, 2019


Oie! Tudo bem?

Depois de 5 meses de casada, finalmente esse post saiu: Todos os detalhes do meu casamento!
Resolvi fazer esse post porque na época em que estava fazendo cotações e procurando fornecedores para o meu, vi como esse tipo de conteúdo ajuda. Então, vamos por partes:

ESTILO DO CASAMENTO

Desde quando eu e meu marido decidimos procurar locais e etc, a primeira coisa que já tínhamos em mente era o estilo que queríamos. Escolhemos o mini wedding rústico italiano
Mini Wedding é uma recepção para até 100 convidados - no nosso, tivemos 60. Não significa sempre que você vai economizar dinheiro, porque se falar a palavra "casamento" já faz um valor dobrar, "mini wedding" triplica. Mas vamos prosseguir.

Queríamos um lugar que fosse meio que um jardim, sem ser em sítio, que fosse aberto, tivesse uma luz natural bacana e cercado de plantas, árvores e etc. Nossa cerimônia seria no mesmo local da recepção. Não queríamos festa, apenas um jantar, e com comida que fosse agradar ao paladar de todos.
Cotei 18 locais, entre Guarulhos (cidade onde nasci e morei até casar), Osasco (cidade que meu marido nasceu e onde moro hoje) e São Paulo. A cada orçamento, eu quase caía pra trás: teve lugar que me cobrou R$40mil apenas pela locação do "salão". Teve lugar que queria cobrar R$500,00 por pessoa na alimentação. Teve lugar que não comportava 60 convidados, apenas 40, e me sugeriu enxugar a lista. Ali eu entendi porque tantos casais não fazem questão de festa de casamento, mas não desisti.

Um ano antes, resolvemos ir visitar um local perto da casa onde morei, uma forneria. Bem no dia, estavam preparando um casamento, e pudemos conhecer o ambiente com toda a decoração. Sabe quando você vê uma coisa perfeita, torna aquilo um padrão de qualidade e os outros lugares tem que superar esse? Pois então.

Era a Forneria Capannone, que servia pizzas e pratos, num ambiente italiano. E rústico. E além do restaurante (que já era lindo), tinha um jardim no fundo. Onde eles realizavam casamentos. À época que cheguei a solicitar um orçamento, e os valores estavam dentro do que pensávamos. Mas acabamos adiando os planos, e só quando voltamos a ir atrás - isso em Maio de 2018 - resolvi solicitar um novo orçamento. Eu tinha certeza que o preço teria dobrado, mas eles mantiveram tudo.

A Forneria Capannone não cobra aluguel do espaço, tem várias opções de menu (inclusive você pode montar o de sua preferência de acordo com o que eles servem por lá), tem ambientes que você pode escolher pra realizar seu evento e os funcionários são ótimos.

Visitamos o espaço e não deu outra: nos encantamos mesmo. Fechamos o menu pizza. Sim, pizza! Uma das coisas que eu mais amo comer, que agrada o paladar da maioria das pessoas (no meu caso, 100% dos convidados).

Quando assinamos o contrato, ganhamos um jantar degustação, com o nosso menu, para nós + 4 pessoas (levamos nossos pais). Eu indico muito a forneria! Não parece que fica no meio da cidade, é um local com tanto verde, tão tranquilo. Algumas fotos (com a nossa decoração):




VESTIDO DE NOIVA

Essa é a parte mais prática e que me tomou menos tempo de todo o processo hahahah!
Eu já tinha uma ideia fixa do que queria: vestido meio vintage, nada de brilho, com renda, off white, aberto nas costas e nada muito "bolo de noiva". E não é que no segundo vestido que eu provei eu encontrei o meu???

Não fiz questão de primeiro aluguel, nem de mandar fazer e depois ficar com ele. Alguma voz me dizia que eu iria encontrar um perfeito, e encontrei. Aliás, quando experimentei, ele ainda não estava todo finalizado, então acabei sendo a primeira noiva a usar.

A princípio, não iria usar véu, mas em uma das provas me rendi. Aluguei na loja Maison Fianceé.


ESCOLHA DOS FORNECEDORES
DECORAÇÃO
A Forneria oferecia o espaço, os graçons e a comida, mas ainda faltava: decoração, celebrante, fotógrafo, bolo, docinhos, lembrancinhas e DJ.

Para decoração, eles indicaram a Samira Rossi, que já trabalhou em vários eventos e casamentos realizados por lá. Mal precisei olhar o instagram delas pra já querer marcar uma reunião.

Eu pesquisei durante muito tempo no Pinterest inspirações da decoração que eu queria. Fiz uma pastinha e compartilhava com o meu marido. O estilo de decoração delas era exatamente o que eu procurava. Queria muito verde e muito vermelho, mas sem ficar muito berrante. Elas conseguiram, acertaram em cheio!









ESCOLHA DOS FORNECEDORES
CELEBRANTE
Celebrante era uma coisa que me deixava meio preocupada. Não queríamos uma cerimônia religiosa, mas sim espiritual, emocional, sabe? E também não queríamos alguém com discurso machista, homofóbico... então, pegamos uma indicação com a Samira (da decoração), e encontramos a Alexandra Pradella

Ela realiza cerimônias bilíngue e de casais homossexuais, com textos super leves e pessoais. Fechamos a cerimônia com efeito civil, e então ela mandou pra mim e para o meu marido um questionário com várias perguntas, que respondemos separadamente e enviamos pra ela um mês antes do casamento.

Então, ela enviou pra nós o texto, para aprovação. Pedimos que a duração fosse de 25 a 30 minutos, e ela respeitou super. Fizemos poucas alterações, e pronto, tínhamos um texto perfeito a ser lido no nosso casamento!

Na cerimônia, ela superou nossas expectativas, que já eram altas. Sabe aquela pessoa que coloca emoção em cada palavra que fala? TODO MUNDO ali se emocionou, se sentiu parte da nossa história...foi a cerimônia que sonhamos!


ESCOLHA DOS FORNECEDORES
FOTÓGRAFO

Também uma indicação das nossas decoradoras, escolhemos o Davi Martins. Fomos ver o portfólio dele e sabe aquelas fotos que parecem do Pinterest? Sabe, que parecem um sonho? Era o tipo de fotos que ele fazia. Fechamos na hora!







ESCOLHA DOS FORNECEDORES
DOCINHOS

Escolhi os docinhos da Fest Belle, que é de uma amiga da minha mãe que já forneceu doces pra várias festas da minha família. E além de serem lindos, são uma delícia!

O bolo quem fez foi a mãe de uma das minhas madrinhas (que é minha tia), e que também faz os bolos de todas as festas da família. Mas ela não comercializa.


MÚSICAS DA CERIMÔNIA

Nossa vontade a princípio era de violinos, mas ficaria muito caro. Então, meu marido encontrou no Spotify o Vitamin String Quartet, então todas as músicas da cerimônia (exceto a de saída dos noivos) foram versões deles.

Nossas músicas foram:
Entrada dos Padrinhos
Somewhere Only We Know - Keane
Entrada do Noivo
In My Life - The Beatles
Entrada da Noiva
The Forgotten - Green Day
Entrada das Alianças
Just The Way You Are - Bruno Mars
Saída dos Noivos
Ordinary World - Green Day

MADRINHAS E PADRINHOS

Eu sou bem chata com tudo, mas no meu casamento eu me permiti ser mais chata ainda hahahah. Pedi pra que as minhas madrinhas estivessem de vermelho, e meus padrinhos de terno preto e gravata preta. Não teve tempo ruim, as madrinhas inclusive adoraram porque vermelho é uma cor linda mesmo hahaha

Aliás, não escolhi a cor do nada. Além de achar que combina com todo tom de pele, de ser uma cor que se destaca, eu fiz uma pesquisa antes pelo bem das minhas queridas madrinhas.

Estava em dúvida entre vermelho e preto. Acho podre de chique madrinhas de preto, ainda mais de dia! E acho que preto é outra cor que favorece todo mundo. Enfim, fui em umas 6 lojas de aluguel de roupas perguntando qual cor tinha mais variedade de vestidos. E as repostas foram: vermelho e preto.

Acabei escolhendo vermelho porque pensei no contraste legal que ia ficar: eu de branco, batom e buquê vermelhos, as madrinhas de vermelho com a rosa branca nas mãos (detalhezinho que pedi pras minhas decoradoras e elas acataram). E sabe, eu queria que as madrinhas tivessem destaque! Não gosto da ideia de madrinhas apagadas.


CABELO E MAQUIAGEM

Ce acha que eu, maquiadora e chata, ia deixar alguém me maquiar no dia do meu casamento? Hhahahaha mas é nunca! Fiz questão de eu mesma me maquiar, só comprei uns produtos que fazia questão antes e me garanti. 

O cabelo eu fiz num salão perto de casa, super tranquilo. Era um preso meio de lado, com uma trança meio embutida.

MARIMADE

Não foi só da minha maquiagem que eu fiz questão de cuidar não! Também fiz o convite, os menus e as lembrancinhas!

Comprei as mini suculentas na Sodimac, e enfeitei com essa fitinha de cetim verde em volta e fiz as plaquinhas - tudo à mão e com muito carinho.

Escrevi à mão em cada plaquinha, pra nenhuma ser igual a outra

Trecho da música "Minha Jóia" do Forfun
O convite seguiu totalmente o estilo da recepção: com muito verde, tudo meio rústico.
Se você precisa de convite pra qualquer ocasião, eu faço! Veja minha lojinha no elo7 aqui.

Convite!


NÃO DEIXE ISSO TE ATRAPALHAR

Se tem uma coisa que empaca os planos e pode dar até briga, essa coisa é a lista de convidados. Eu tenho família grande, meu marido tem família grande. Resolvemos chamar 60 convidados. Não tinha a menor possibilidade de fazermos uma festa para 400 pessoas, então, perdemos um bom tempo na lista.

A questão é que não tem como agradar a todos. Se você chamar todo mundo, sempre tem alguém que vai reclamar. Se não chamar ninguém, adivinhe, alguém vai reclamar. Tenha em mente que esse é um momento de celebração do amor, que quem tem que estar presente é quem fez e faz parte da história do casal. Não se sinta mal por não convidar o primo de segundo grau que nem sabe o nome do teu noivo, sabe? 

Se ainda tiver dúvidas:

Créditos da imagem: Fernando Aguiar

Num próximo post vou detalhar todo meu look de noiva hahaha. Desde produtos usados na maquiagem até os sapatos que eu usei.



FORNECEDORES:
Local e Buffet: Forneria Capannone
Fotografia: Davi Martins
Decoração: Samira Rossi
Celebrante: Alexandra Pradella
DJ: Lucas Luan
Doces: Fest Belle
Vestido: Maison Fiancé
Cabelo: Tony e Equipe Cabeleireiros
Site do Casamento: Casar.com
Maquiagem, Lembrancinhas, Menus e Convites: euzinha

É isso!

Besocas,

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.