Montando o Currículo Perfeito + Modelo para Download

domingo, agosto 12, 2018


Oi gente, tudo bem?
Demorou um tempo, mas voltei aqui. Sumi porque recentemente voltei à trabalhar em horário comercial, então até adaptar meus novos horários, acabou levando um tempinho. Mas voltei com um post de utilidade pública: vou te ajudar a criar um currículo perfeito.

No final do post, tem o link para o download do modelo que criei.

Um currículo bem montado foi o que me ajudou a voltar ao mercado de trabalho. Também acho muito válido você ter além desse currículo, um perfil sempre atualizado no LinkedIn. Utilize essas dicas também para montar o seu perfil por lá!

Usar fontes diferenciadas - porém não fantasiosas e manuscritas
Ao invés de se ater apenas a fontes como Arial, Verdana e Tahoma, utilize outras, como Century Gothic.

Deixar claro o seu objetivo profissional
Existe um ditado que diz que você deve se vestir para o cargo que você quer ter, e o mesmo vale para o seu currículo. Deixe bem claro o cargo, sem viajar demais. Não coloque "CEO da Netflix", coloque, por exemplo "Front-End Jr."

Informações iniciais logo no topo
Sua idade, cidade onde vive e informações para contato são importantíssimas, por isso, coloque-as no topo de seu currículo.

Especificar suas funções em cada empresa em no máximo cinco linhas, dando ênfase nas mais relevantes
Mesmo se você tiver pouca experiência profissional, é importante explicar o que você fazia em cada empresa que trabalhou. Vamos supor que você já trabalhou em uma lanchonete de fast-food, por exemplo; dê ênfase nos maiores desafios que enfrentou (trabalhar sob pressão, limite de tempo para entregar cada pedido...). Acredite, toda experiência é válida e pode ser o grande diferencial do seu currículo.

Português correto - sem erros de ortografia e concordância
Isso é de suma importância: revise muito bem antes de enviar seu currículo! O português correto é uma exigência mínima, portanto se atente muito à isso.

Links para outras redes sociais não são obrigatórios
Se suas redes sociais são de uso pessoal, a empresa não  precisa ter acesso. Mesmo se for um pedido do recrutador, você tem o direito de preferir não divulgar. Alguns cargos como social media por exemplo, podem exigir um portfólio. Nesses casos, sugiro criar perfis "business", onde não aparecem informações pessoais suas, apenas suas competências e trabalhos que você já fez. A única rede social realmente profissional é o LinkedIn.

Não há necessidade de colocar uma foto sua
Sei que em algumas profissões, como por exemplo pessoas que trabalham como atores, modelos e que também participam de eventos, a foto é uma obrigatoriedade. Mas em outras profissões, não é. Se você não se sentir confortável ou mesmo não quiser anexar uma foto sua no seu currículo, não tem problema algum.

Salvar arquivo em PDF
Isso é um diferencial e que demonstra um cuidado e profissionalismo um pouco maior. Pode parecer um detalhe besta, mas não é! Faça seu currículo no Word, como de costume, mas ao invés de salvar em .doc, que é o mais comum, exporte em .PDF. Um pequeno tutorial abaixo:



BAIXE GRÁTIS UM MODELO DE CURRÍCULO
Esse modelo é totalmente baseado no meu currículo. Foi com essa formatação e informações que acabei me destacando em processos seletivos. Está salvo em formato .doc
Fiz esse modelo com o intuito de ajudar quem está à procura de uma oportunidade no mercado de trabalho e quer se diferenciar. Não redistribua e nem venda esse conteúdo, ele é gratuito! Clique em "download" para baixar.


Gostou do post? Te ajudou? Espero que sim!

Besocas!

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.