Como conseguir mais seguidores no Instagram | Deixando mais em evidência

quarta-feira, outubro 12, 2016

Antes de começar a ler esse post, você precisa saber: dei essas dicas pensando em instagram de marca, loja ou no meu caso, que divulgo meu trabalho e o blog/canal. Não pensei em momento algum em contas de perfil pessoal, mas se você achar que essas dicas se encaixam pra isso, fique a vontade pra testar :)


Há algumas semanas resolvi criar uma conta no Instagram pra divulgar minhas maquiagens, dicas de beleza e conteúdo do BloodyMarii (tanto blog quanto canal). Eu realmente queria que a conta desse certo, então resolvi pesquisar por aí algumas dicas pra criar relevância no perfil. Algumas eu peguei por aí e outras meio que testei por conta própria, e vim aqui sugerir pra vocês. Até fazer esse post, estava com 1208 seguidores, em pouco mais de um mês de conta. Tô feliz com o resultado, sabe? Baseado nisso, seguem minhas dicas!

Antes, se quiser conhecer meu instagram, clica na imagem!



Conta business
A primeira coisa que eu te aconselho a fazer é mudar a conta pra business. Assim, você consegue acompanhar o alcance do seu perfil e de suas postagens. Faça isso indo em Opções > Trocar para perfil business.

Tema
O tema do meu instagram é beleza. Meus posts são sempre sobre maquiagem, unhas, alguma dica de beleza, vídeo-tutoriais de maquiagem...isso faz com que eu atinja um público certo e mantém um padrão nas minhas postagens.

Conteúdo relevante
Não adianta nada ter um tema mas não ter posts legais. Prefira sempre posts autoriais, ou seja, tire suas próprias fotos. Se for reproduzir a foto de alguém, sempre dê os devidos créditos. Não poste só pra tapar buraco.

Frequência de postagens
Desde que comecei o MariiscoMakes, tento sempre postar pelo menos uma vez por dia, mas meu padrão ideal são três postagens diárias. Uma de manhã, uma à tarde e outra à noite. Estabeleça um padrão pra sua conta, acaba fidelizando um pouco mais os seguidores.


O que escrever na Bio?
A bio do instagram nada mais é do que uma apresentação da sua conta, e tem que ser um resumo de tudo o que você oferece. No meu caso, coloquei o tema do IG (FX & Classic Makeup), meu site (bloodymarii.com), um texto que faz a pessoa se interessar pelo link e meu instagram pessoal (@mariisco). Coloque sempre informações fundamentais e que descrevam perfeitamente o seu instagram, porque isso acaba chamando a atenção de quem acessa pela primeira vez.
O LINK é outro ponto importante. Ali é o único campo de todo o instagram onde o link fica clicável, e no meu caso, como subo vídeos semanalmente pro meu canal do youtube, coloco o link do vídeo mais recente. 


Siga instagrams com a mesma proposta
Nada de intriga, você precisa fazer uma rede de interesses. Pensa comigo: você tem um instagram temático de beleza (meu caso), logo, você quer atrair pessoas interessadas em...beleza. Onde pode ter isso? Em outros instagrams de beleza! Sigo gurus de youtube, maquiadores, instagrams de tutoriais...isso me ajudou MUITO a ganhar seguidores pelo tema.

Interação é a alma do negócio
Alguém comentou em alguma postagem sua? Responda o comentário. É muito importante esse engajamento não só pela educação, mas também porque o Instagram reconhece que você é um usuário engajado, logo, o seu perfil ganha mais evidência. Siga pessoas que te seguem, curta postagens...faça com que sempre voltem ao seu perfil.

Editando a foto
Aqui vou mostrar como faço as minhas edições: por se tratar de fotos onde mostro maquiagens e produtos, não fica legal lotar de filtros, acaba deixando a foto bem longe da realidade. Então, altero na aba "Editar". Altero sempre a claridade, o contraste, as luzes e as sombras, acho que assim as cores ficam mais harmoniosas e a foto fica muito mais definida.


Dá-lhe hashtags
Não tenha medo de usar as hashtags, afinal elas estão aí pra colocar sua publicação em evidência. Mas é sempre bom dosar. O Instagram permite até 30 hashtags por postagem, então escolha cuidadosamente as que você vai usar.
Sempre pesquise quais as mais utilizadas dentro do tema da sua foto, e se possível, salve em algum lugar para não precisar digitar uma por uma sempre. Pra me ajudar nisso, uso o app Likes With Tags. Ele tem algumas hashtags separadas por tema, mas eu nunca usei. Uso mesmo pra salvar as minhas customizadas.


NUNCA FAÇA SPAM
Assunto bem sério. Jamais mande direct, comente, faça qualquer coisa pedindo pra pessoa que você acabou de seguir conhecer seu instagram ou seu canal. Divulgar é necessário, mas spam é imperdoável e faz as pessoas se afastarem. Eu pelo menos nunca segui ninguém que me pediu, mas sempre que alguém comenta na minha publicação ou me segue, vou ver o perfil e quase sempre acabo seguindo, graças ao conteúdo legal.

Essas dicas foram coisas que fiz e vem dando certo pra mim. Espero que ajude você :)

Besocas!

Facebook | Instagram | Pinterest | YouTube

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

3 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.