Profissões - Design e suas ramificações

quarta-feira, junho 05, 2013

Foto de http://vestphotography.tumblr.com/

Escolher uma profissão pra seguir pra vida toda é complicado. Tem que botar muita coisa na balança, e todos dizem que o ideal é seguir algo que você goste de fazer, e consequentemente te dê dinheiro (o que é verdade). Hoje vou falar sobre uma área bem ampla e que está crescendo bastante no mercado Design.



Como vocês devem saber, eu sou Web Designer, que é a junção de criação de interface com a programação da mesma. Mas, eu já pensei em ser Designer Gráfica, Designer de Interiores e até mesmo Designer de Games. Muita gente tem dúvida sobre qual segmento seguir, então, vou explicar aqui o que cada Designer faz.

Designer de Produto
Também conhecido como Designer Industrial. Desenha e produz objetos tridimensionais, como brinquedos, automóveis, plásticos e embalagens. Dentro do segmento, ainda há a possibilidade de seguir a área de design de móveis. Um exemplo de design de produto é a caneta BIC, como embalagem temos a icônica garrafa da Coca-Cola, e mais milhões de exemplos. Digamos que tudo o que podemos tocar, é obra de um designer de produto.

Designer Gráfico
O Designer Gráfico se comunica visualmente através de um conceito. Seja através de revistas, outdoors e outros materiais, o designer gráfico reúne informações adquiridas no briefing (reunião de apresentação de ideias) e transforma em resultado. Designer gráfico também é responsável pela criação de logomarcas e logotipos e identidade visual de uma marca, além de sinalização.

Designer de Moda
Desde o conceito de uma coleção até a costura da peça, é o que o Designer de Moda faz. Desenhar croquis, conseguir mostrar o conceito em uma peça (e numa coleção inteira), confeccionar, escolher tecidos e etc, não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas são atraídas para essa área pelo glamour, e acabam achando que não tem trabalho duro. Mas tem, e muito! Moda não é só apresentar desfile, mas é também participar de toda a criação de peças e coleções, organizar editoriais (o que não é tarefa fácil). Confesso que já cheguei a me matricular em Design de Moda, mas desisti pelo custo e por ver que estava na área errada rs.

Designer de InterioresDesigner de Interiores aproveita o espaço (casas, cômodos), harmonizando móveis, itens de decoração com o ambiente. Toda a parte de decoração, fica à cargo do designer de interiores, que organiza o cronograma, fixa os prazos e negocia diretamente com marceneiros, pintores e eletricistas, por exemplo. Também já passou pela minha cabeça seguir essa área, mas não me aprofundei no assunto e acabei deixando passar.

Designer de Games
Projeta jogos, tanto para videogames quanto pra computador. O curso ainda é pouco aproveitado no Brasil, e não se encontra em muitas instituições de ensino. O mercado é carente de profissionais, e muitas empresas de jogos estão recrutando profissionais brasileiros para trabalharem fora do país. Apesar de o curso todo ter um custo alto, a recompensa vem quando se começa a exercer a profissão.

Designer de Jóias
É um segmento mais elitizado, justamente por mexer com pedras preciosas e os clientes serem muito mais exigentes. Vai desde o desenho e conceito da joia até a lapidação. São brincos, pulseiras, braceletes, colares, anéis e até coroas que esses profissionais confeccionam.

Web Designer
Web Designer cria uma interface através de um wireframe (seria um rascunho) e a programa em diferentes linguagens (HTML, PHP, Javascript e etc). É minha profissão, que eu tenho muito orgulho e adoro! Já trabalhei algum tempo como freelancer, trabalhando em casa e correndo atrás de clientes, mas atualmente trabalho numa empresa de Tecnologia e Comunicação. O curso não é lá tão fácil, mas pra quem gosta ~eu, por exemplo~ é ótimo. Não vou dizer que recomendo o curso, porque sei que não é todo mundo que tem saco pra programação rs, mas se alguém me pergunta se deve fazer, eu só vou falar maravilhas!

Algumas informações sobre as profissões, eu retirei da Wikipédia, outras eu já tinha uma certa noção.
Fiz o post pra dar uma luz pra quem tá perdido nessa área (como eu já estive) e talvez assim, se interesse por algum segmento e procure saber mais.

Sugestões de posts são sempre bem-vindas!

  • Compartilhe:

Que tal ler esses?

0 comentários

Comentários sujeitos à aprovação.